
As temperaturas mais amenas do inverno são aconchegantes, mas trazem consigo algumas armadilhas para a saúde do corpo. Assim, a menor unidade do ar, a tendência a comer mais alimentos ricos em energia e o uso do chuveiro quente são algumas ciladas para as quais você deve atentar.
Atenção com a pele
O inverno pode ser bastante prejudicial, particularmente para a pele feminina, mas você pode evitar isso. Mulheres, diferentemente dos homens, possuem a circulação periférica do corpo menos intensa (nos homens aparecem ressaltadas as veias, principalmente nos pés, nos braços e nas mãos). Por sua vez, as temperaturas menores reduzem a transpiração, tornando a pele mais ressecada. Além disso, a menor umidade do ar no inverno intensifica esse processo de ressecamento — você pode perceber que a pele fica esbranquiçada no inverno. Finalmente, os banhos mais quentes nessa época do ano retiram a oleosidade natural da pele, tornando-a mais suscetível a problemas.
Por tudo isso, procure promover a hidratação profunda da pele imediatamente após o banho. Isso é essencial para evitar a ação daqueles fatores naturais. Além disso, adote as seguintes práticas:
- evite lavar o rosto com água quente;
- evite banhos quentes, principalmente se forem demorados;
- adote sabonetes neutros;
- use protetor solar diariamente após a aplicação do hidratante;
- use protetor labial, também diariamente;
- adote uma alimentação saudável

Cuidados com os cabelos
Um dos principais cuidados com os cabelos no inverno está relacionado à temperatura da água ao lavá-los. Nesse processo, a água quente retira a oleosidade natural do couro cabeludo, responsável pela lubrificação dos fios.
Por essa razão você deve tomar algumas medidas:
- utilize xampu e condicionador de boa qualidade;
- promova uma hidratação semanal dos cabelos sempre antecedida de uma lavagem profunda;
- evite água quente nos cabelos, lavando-os com água morna;
- não durma com os cabelos molhados, pois os fios podem se tornar fracos e quebradiços;
- ao lavar os cabelos, massageie o couro cabeludo para ativar a circulação local.

Alimentação no inverno
No período do inverno,é comum a sensação de ter mais fome. Por essa razão, surge um desejo de comer mais alimentos ricos em carboidratos e gorduras. Há um motivo para que isso ocorra: a necessidade de mais energia para gerar calor para o corpo. Esse é um processo natural que garante a nossa sobrevivência. Como não há mais o risco que havia na pré-história quando os corpos humanos evoluíram, o resultado é o aumento do peso. Para evitar essa tendência natural, nessa época do ano você deve ter um cuidado maior com a alimentação. Para isso, acrescente na sua dieta alimentos que ativam o metabolismo e a circulação, alimentos ricos em antioxidantes e vitamina C e pouco calóricos.
Desse modo, você pode incluir no cardápio de inverno:
- sopas caseiras de verduras e legumes;
- gengibre;
- canela;
- morango;
- abacaxi;
- laranja;
- limão;
- uma taça de vinho por dia.

Hidratação continuada
É bastante comum diminuir o consumo de líquidos no inverno. No entanto, você deve observar sempre o cuidado de manter a hidratação do corpo. Na verdade, todos os cuidados observados nessa época do ano se referem direta ou indiretamente à hidratação do corpo. Crianças e idosos devem ter um cuidado maior com a hidratação, pois são mais suscetíveis à redução da disponibilidade de água no organismo.
Assim, considere as seguintes dicas:
- beba água várias vezes ao longo do dia;
- umidifique os ambientes da casa;
- faça uso de cremes hidratantes para o corpo;
- inclua alimentos hidratantes na sua dieta (frutas e verduras);
- evite ambientes com ar-condicionado;
Dessa forma você pode aproveitar todo acolhimento da estação fria sem deixar de se atentar para os cuidados com o corpo no inverno.
Vilson Camargo – Vivamaiscuritiba
